sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O que é e como tratar a retração gengival

A retração gengival é uma diminuição da gengiva, a gengiva é um tecido altamente complexo com vários ligamentos dispostos de forma organizada e estruturada.

Podemos comparar o dente com uma coluna que precisa de estabilidade , a gengiva funciona como protetora e estabilizadora desta coluna.

O dente é um elemento rígido (duro) e calcificado e a gengiva é um tecido mole, como podemos notar estas duas estruturas diferentes precisam trabalhar em harmonia para garantir o funcionamento adequado das funções básicas como alimentação e fala.

O que causa a retração gengival?


  • A predisposição genética
  • Fatores sistêmicos (Diabetes, Alterações hormonais, etc)
  • Tipo de alimentação
  • Falta de higiene bucal
  • Fatores extrínsecos como o alcoolismo e ou tabagismo


Há alterações genéticas e síndromes que afetam o desenvolvimento ou deficiência na estrutura gengival fazendo com que a doença se manifeste.

Geralmente a falta de vitamina C influencia na formação de colágeno e consequentemente debilitando os ligamentos gengivais.

Fatores sistêmicos

A diabetes é um exemplo de fator sistêmico que agrava as doenças gengivais e que exigem cuidados especiais.

Alimentação

Há um espaço na união do dente com a gengiva, este espaço não deve ultrapassar os 3 mm de profundidade aproximadamente, a saliva faz com que todo alimento não se acumule no meio bucal inclusive nestes espaços entre os dentes e a gengiva.

Todo alimento que contenha muito açúcar ira dificultar a remoção dos alimentos pela saliva, causando inflamação no tecido gengival, é por isso que se você passar algum tempo sem utilizar o fio dental é muito provável que a gengiva sangre ao minimo toque.

Higiene bucal

A higiene bucal deve ser controlada, todo exagero não é saudável e com a escovação e fio dental não é diferente, o ideal é escovar os dentes sempre com paciência pois ao utilizar muita força a gengiva irá retrair como forma de proteção, tecido gengival retrai como resposta a esta agressão.

Veja como escovar os dentes corretamente

Alcoolismo e Tabagismo

O cigarro libera mais radicais livres no organismo, o que isto significa na pratica? Significa envelhecer mais rápido.

As rugas e tudo que diz respeito à idade correspondem ao que os radicais livres fazem no corpo inteiro e entre elas está a sua ação sobre as gengivas.

Fumante que usa creme antirrugas, está com o veneno e o antídoto ao mesmo tempo.

Os tratamentos disponíveis

Entre os tratamentos disponíveis estão a cirurgia reconstrutiva e enxerto, a área responsável é a Periodontia.

Como cada caso é um caso, o ideal seria consultar com um profissional habilitado principalmente um especialista em periodontia (Periodontista).

Para saber se o seu dentista é habilitado ou até mesmo procurar um que seja habilitado pode visitar o site do cfo.org.br

Bom amigos é isso, em caso de dúvidas, críticas ou sugestões favor deixe seu comentário.

Abraços.
Dr. Raul Lugo

author

Sobre o autor

Dr . Raul Lugo é Dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais - SBTi e atualmente atende no seu consultório particular em Campo Grande -MS
Abrir endereço no google maps.

Receba novidades no seu email!