sexta-feira, 25 de maio de 2018

As 12 perguntas respondidas sobre dente de leite


1. Os antibióticos enfraquecem os dentes de leite?

Não. Geralmente a criança que faz uso de medicamento, ganham mais atenção dos pais que tentam amenizar o sofrimento do filho com alimentos que a criança gosta, são alimentos que na maioria dos casos contêm muito açúcar.O açúcar favorece o aparecimento da cárie. O importante é escovar os dentes logo após as refeições ou se a criança comeu bolachinhas, balas, chicletes ou doces em geral.

2. Chupar chupeta entorta os dentes?

Sim. A chupeta favorece a má formação da arcada dentária, o ideal é que após os 3 anos de idade a criança pare gradativamente de chupar chupeta.

3. Os dentes de leite precisam ser escovados?

Sim. Sempre que a criança se alimentar um adulto deve auxiliar a criança a escovar os dentes. É muito raro que a criança goste de escovar os dentes ou até mesmo lembre de escovar, isso é responsabilidade do adulto. Saiba a importância dos dentes de leite para a criança.

4. Tomar mamadeira estraga os dentes de leite?

Sim. A mamadeira contendo líquidos adoçados com açúcar, favorece a chamada cárie de mamadeira, uma situação comum em crianças que dormem chupando mamadeira, é recomendada que se retire a mamadeira gradualmente após nascer o primeiro dente, isso acontece geralmente após 6 meses de idade.

5. Quando nascem os dentes de leite, pode dar febre ou diarreia?

Sim. Ao nascer os dentes do bebê podem ocorrer sintomas como coceira, irritabilidade, febre e em alguns casos diarreia, existem pomadas para amenizar o desconforto. Alimentos duros e mordedores de borracha ajudam a massagear a gengiva.

6. Quando começa a nascer o dente de leite?

Normalmente aos 6 meses e os primeiros a nascer são os inferiores da frente.

7. O dente de leite tem raiz?

Sim. Os dentes de leite têm raízes, são menos compridas e que vão encurtando a medida que o dente permanente vai crescendo.

8. Qual o primeiro dente de leite a cair?

O dente da frente são os primeiros a esfoliarem (cair, trocar).

9. O dente de leite pode ser arrumado?

Sim. Existem várias opções para tratar um dente de leite, desde restaurações a tratamento endodôntico (canal) tudo vai depender da situação do dente, é importante lembrar que os dentes de leite exercem um papel importante na formação dos permanentes.

10. Quantos dentes de leite uma criança tem?

Uma criança normalmente possui 20 dentes de leite.

11. O dente de leite mole endurece de novo?

Sim. Caso o dente estiver na hora de esfoliar (cair) e não caiu então pode voltar a endurecer, é importante procurar um dentista de sua confiança para poder avaliar, pois o dente que não cai pode interferir na posição ou desenvolvimento do dente permanente.

12. A criança pode colocar aparelho fixo no dente de leite?

Não. Aparelho ortodôntico fixo é recomendado somente após a formação completa dos dentes permanentes, o que pode ser utilizado são aparelhos removíveis para corrigir hábitos como chupar o dedo, falar pela língua ou uso de aparelhos removíveis para guardar espaço dos permanentes.

Gostou? Curta, compartilhe ou deixe o seu comentário.

author

Sobre o autor

Dr . Raul Lugo é Dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais - SBTi e atualmente atende no seu consultório particular em Campo Grande -MS
Abrir endereço no google maps.

Receba novidades no seu email!